Saiba como usar o LinkedIn para conseguir um emprego
As redes sociais vão muito além de diversão. É possível, também, aproveitá-las como plataformas para construção de networking e inserção no mercado de trabalho. Mas quais as maneiras de fazer isso? Como usar o LinkedIn, por exemplo, para alcançar uma visibilidade profissional?
Se você ficou interessado pelo assunto, continue com a gente e veja como usar o LindedIn para se conectar a empresas e profissionais de todos os ramos.
Na era da tecnologia, os profissionais precisam estar presentes no mundo digital. Por ser uma rede própria para o mundo corporativo, o LinkedIn é um dos melhores canais para que você seja notado por recrutadores e figuras influentes da sua área.
Essa lógica da presença online não funciona somente para empresas, mas também para pessoas — profissionais que buscam um emprego, principalmente. São milhões de usuários em todo o mundo e mais de 1 bilhão de buscas por dia no LinkedIn. Parcerias e negócios são fechados na plataforma, que conta com 34 milhões de perfis somente no Brasil.
A rede social dá visibilidade para empresas, influenciadores e profissionais em busca de uma oportunidade. É um espaço virtual que veio para acabar com a tradicional distribuição de currículos impressos pela cidade. Com alguns cliques, você não se conecta somente com usuários da sua região, mas também com organizações de vários lugares do país e do mundo!
Antes de mais nada, não confunda o propósito dessa plataforma com o de outras redes sociais. Deixe sua vida, suas histórias e fotos no Facebook e no Instagram, que são focados para uso pessoal e entretenimento. Os objetivos do LinkedIn são estritamente corporativos.
Muitas empresas usam essa rede para encontrar profissionais com o perfil desejado. Fechar parcerias e compartilhar experiências são os focos das conexões. Por isso, tenha cuidado com tudo que você posta, menciona e diz sobre si mesmo nesse espaço.
Após criar um registro, preencha todo o perfil e destaque suas principais habilidades profissionais, os dados atualizados do seu currículo, os locais onde trabalhou e suas qualificações.
Escolha, também, uma boa foto de perfil, que seja mais séria e profissional. Nada de gestos e expressões que possam comprometer sua imagem.
Para ser encontrado pelas empresas, é bem interessante otimizar a página para os buscadores da internet. Tente customizar a URL com seu nome completo, um título e um resumo que tenham a ver com sua área de atuação.
Ao preencher os campos, dê atenção ao cabeçalho. Coloque de forma sucinta as informações que destacam seus objetivos, competências e habilidades adquiridas.
O resumo cumpre aquele papel das típicas perguntas que surgem durante as entrevistas de trabalho: quem você é profissionalmente e o que busca? Destaque sua trajetória de forma rápida.
Não se esqueça de caprichar na hora de colocar sua formação acadêmica e outros cursos que tenham a ver com seu ramo de atuação. Qualificar-se é importante para ser visto e reconhecido.
Em seguida, conecte-se com os amigos e os profissionais da área em que você trabalha ou deseja atuar. É importante mostrar presença na plataforma.
Nada de falar sobre a vida pessoal! Ao ler este guia de como usar o LinkedIn, é preciso ter em mente que o conteúdo publicado na plataforma deve ser relacionado ao mundo do trabalho.
Evite fazer piadas e expressar opiniões sobre temas que não condizem com atividades profissionais — futebol e política, por exemplo. Publique conquistas, pesquisas, descobertas profissionais, observações, cursos. Faça comentários relevantes sobre sua área de atuação.
Você também pode produzir conteúdo. A rede social fornece esse espaço. Crie artigos e publicações mais densas, que sejam ricas em fontes, informações e opiniões concisas. Pessoas que publicam no LinkedIn têm mais visibilidade.
Uma vantagem do LinkedIn é a facilidade para que usuário encontre o emprego que tanto almeja.
Dentro da plataforma, há um espaço chamado LinkedIn Jobs, no qual você pode encontrar anúncios de diversas vagas. É fácil filtrar por instituição, cargo, nível de experiência e muito mais. É possível se candidatar para uma oportunidade de emprego dentro da própria rede social.
Caso não encontre uma opção adequada, há a possibilidade de criar alertas para um determinado perfil de vaga e até mesmo por postos de trabalho em uma empresa específica.
Agora que você já entendeu como funciona a plataforma, confira, a seguir, algumas dicas para se destacar no LinkedIn.
Com o passo a passo de como usar o LinkedIn, manusear a plataforma fica bem simples!
Tire um tempo livre e dedique-se a conhecer melhor a rede social, preencher cada etapa e encontrar as melhores conexões. Acredite, será ótimo para seu futuro profissional.
Se você gostou das dicas, acompanhe a nossa página no Facebook e fique ligado nas novidades do mercado de trabalho.