9 maneiras de ganhar dinheiro na faculdade
A vida financeira de um universitário é inegavelmente mais complicada por causa dos gastos que vão além da mensalidade. Mas iniciar o curso dos sonhos não precisa ser sinônimo de ficar com o bolso vazio. Mesmo com o trabalho fixo e a rotina corrida em casa, é possível ganhar dinheiro na faculdade com atividades extras e rentáveis.
Pensando nisso, preparamos 9 dicas que vão ajudar a melhorar sua vida financeira durante a graduação.
Sabe aquela matéria em que você se dava bem no colégio? Aproveite essa habilidade para ajudar jovens que ainda estão no ensino fundamental e médio.
Outro conhecimento para colocar em prática, por meio de aulas particulares, é o de informática. Mesmo sabendo só o básico, ajude idosos, por exemplo, a terem o primeiro contato com um computador.
Para ganhar dinheiro na faculdade, coloque em prática também o conhecimento que adquirir em determinadas disciplinas universitárias. Uma boa alternativa é criar grupos de estudos e reforço com os colegas de períodos anteriores.
Essas são as melhores opções para expandir os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Você pode optar por um estágio e viver os desafios da profissão na prática, resolvendo demandas reais e criando sua rede contatos.
Já a bolsa de pesquisa permite que você aprofunde os estudos em um tema que seja do seu interesse. Por fazer com que você desenvolva uma visão crítica sobre determinado assunto e estabeleça uma relação mais próxima com os professores, a iniciação científica é a porta de entrada para a carreira acadêmica.
Muita gente depende de transporte para se deslocar até à Universidade. Uns optam pelo ônibus, outros já preferem a segurança de vans e ônibus particulares.
Caso você dirija e tenha um carro, vale a pena conversar com aqueles colegas que moram próximos e oferecer caronas. Cobre por um valor semelhante ao do transporte público, para que seu serviço seja atrativo.
É uma maneira de ganhar dinheiro na faculdade que vai ajudar com a gasolina e com alguns gastos extras do curso.
Uma alternativa para complementar a renda é apostar na revenda de produtos que são populares entre o público.
Artigos de beleza, roupas, sapatos, bolsas… esse é um tipo de mercado informal que tem se mostrado uma opção bastante lucrativa para quem quer complementar os ganhos do mês. A revenda de bijuterias, por exemplo, tem um destaque maior entre o público feminino aqui no Brasil e ajuda muitas pessoas a driblar a crise econômica.
Sabe aquelas roupas e sapatos que você não usa mais? Talvez esta é a hora de desapegar e fazer uma graninha extra!
Vá além das roupas e acessórios; pense também em móveis, ferramentas e outros objetos. A ideia é aproveitar aqueles itens que estão aí encostados na sua casa, e que ninguém usa mais, e colocá-los à venda.
Ah, e não precisa sair oferecendo essas peças por aí!
Use as mídias sociais, ou até mesmo sites como que são especializados no consumo colaborativo. Você anuncia tudo aquilo que quer vender e alcança mais pessoas na hora da divulgação.
Hoje em dia, é bem comum empresas terceirizarem serviços e algumas atividades que são digitais. Essa prática existe por vários motivos: seja por busca de uma mão de obra mais qualificada ou, até mesmo, pela praticidade no pagamento e na realização do trabalho.
As pessoas que trabalham assim são conhecidas como freelancers.
Use suas habilidades para ganhar dinheiro na faculdade desempenhando serviços digitais: produção de texto, edição de fotografias, serviços administrativos e muitos outros!
São inúmeras as áreas e as possibilidades para quem procura o primeiro trabalho freelancer, que pode ser feito sem sair de casa. Você só vai precisar do computador.
Se no meio das suas habilidades estão as artes gastronômicas, use-as para conseguir uma renda extra!
A grande maioria das festas infantis acontece nos fins de semana — ou seja, em dias que não há aulas na Universidade. Aproveite esse tempo livre para fazer doces, cupcakes, bolo no pote.
Procure grupos específicos para eventos nas mídias sociais e faça a divulgação. É uma maneira deliciosa de manter uma renda extra durante o período de faculdade e — quem sabe — até depois do curso.
Na linha da dica anterior, aproveite seus conhecimentos em culinária para oferecer almoço aos colegas do trabalho. Se você tem o hábito de fazer as próprias refeições diariamente, isso se torna ainda mais simples.
Recentemente, há uma procura maior por opções saudáveis na hora do almoço, o famoso lanche fitness. Faça opções de cardápios saudáveis e apresente aos colegas. Crie pratos semanais que cabem no seu orçamento e dentro dos seus limites de produção.
Você também pode fazer planos de médio a longo prazo e associar todas as práticas que citamos com investimentos financeiros.
Muita gente não acredita na potência de um bom investimento, seja por falta de informação, ou por falta de paciência. Realmente, é algo que demanda estudo e planejamento!
O primeiro passo é estabelecer objetivos financeiros, como: “quanto quer lucrar?”, “em quanto tempo?”, “o que fará com o dinheiro?”. Depois, é preciso decidir onde colocar seu dinheiro.
Estude com cautela sobre o mercado de investimentos. Pode parecer complicado no começo, mas é uma possível solução para momentos de aperto. Além do mais, é uma forma prática de ganhar dinheiro na faculdade sem precisar estar trabalhando.
Seguindo os passos que foram descritos neste post, você conseguirá ganhar dinheiro na faculdade e ter as finanças mais equilibradas.
Outra opção para realizar o sonho de entrar na Universidade sem comprometer suas economias é a educação a distância (EAD).
São os mesmos cursos da graduação presencial, mas com a comodidade de serem mais práticos e flexíveis à qualquer rotina.
Sem contar que os gastos são bem menores, já que não há deslocamentos e o material é 100% virtual.
A Uniube oferece diversos cursos na modalidade EAD. Dê uma olhada nas opções e encontre aquela que mais se encaixa nos seus planos.