Passo a passo para montar um plano de estudos para o Enem
Fazer uma boa prova do Enem é um grande desafio para os jovens que estão concluindo o ensino médio. É necessário se preparar com antecedência e principalmente com planejamento para que consiga dar conta de estudar todas as matérias exigidas na prova – que, cá entre nós, não são poucas. O primeiro passo é fazer um plano de estudos para o Enem.
Essa é uma ferramenta fundamental na sua preparação, pois é um momento para pensar na sua rotina, nos seus objetivos e se organizar.
Veja, a seguir, como montar um plano de estudos para o Enem e aumentar suas chances de tirar uma boa nota no exame.
Boa leitura!
Para que seu plano de estudos funcione de fato, é fundamental que você inclua todas as atividades diárias, inclusive as horas de descanso e lazer. Afinal, ninguém é de ferro e fazer pausas durante o estudo também é uma forma de sedimentar todo o conhecimento que está sendo adquirido.
Além de organizar suas leituras e atividades é importante manter boa alimentação e o sono em dia. Lembre-se: todo seu corpo precisará trabalhar junto nesse processo!
Agora que já ficou entendido que o plano de estudos é a melhor forma de se preparar para o nem, nós da Uniube preparamos um passo a passo de como montar o seu próprio Plano de Estudos. Dessa forma, poderá personalizá-lo de acordo com suas prioridades e com sua rotina.
Antes de partirmos para o Plano de Estudos efetivamente, vamos mostrar pra você alguns macetes, que irão melhorar sua produtividade nos estudos.
É natural que você fique um pouco perdido com tanta informação que precisa ser absorvida para a prova, não é mesmo? Por isso, as seguintes dicas irão facilitar a organização dos conteúdos e podem te ajudar a manter o foco e absorver as informações mais relevantes:
Seguindo essas dicas, agora vamos fazer o passo a passo no seu Plano de Estudos para o Enem.
O ideal é que você consiga colocar toda sua rotina em uma tabela, para que possa visualizar como seu tempo está distribuído.
Seja detalhista nessa fase, pois é a partir dela que todo seu planejamento irá se organizar. Inclua todas as suas atividades, escolares, de lazer, esportes que eventualmente pratique, eventos já marcados, absolutamente tudo que já faz parte do seu calendário.
Um boa dica é utilizar o Google Planilhas – uma ferramenta muito prática para organizar seus compromissos de uma maneira em geral.
Agora que você já tem uma visão geral da sua planilha, poderá identificar os tempos vagos que serão ocupados pelas horas de estudo.
Comece pelos assuntos mais complicados e seja gradativo. De nada adianta pegar uma matéria que não gosta e começar a estudar feito um louco. Você tem que começar pelas questões mais simples e pelas teorias menos complexas, para que, gradativamente, as mais complexas façam sentido.
Estude a cada dia um pouco mais, pois assim você irá se familiarizar com a matéria e sua confiança irá aumentar.
Tente encaixar as matérias mais difíceis em horários que você rende mais. Aqueles em que você está com mais energia e disposição. Isso é uma questão muito pessoal de cada um, tem pessoas que rendem mais durante o dia e as que preferem à noite. Identifique qual seu melhor horário e dedique-se.
Uma dica importante para organizar seu tempo de estudo, é separá-lo em blocos não muito grandes de horas. Estude duas horas e tire um tempo para você descansar ou fazer outra atividade. Depois estude mais algumas horas e pare. Quando se fica muito tempo focado e estudando durante horas a fio, você tende a não absorver mais o que está lendo.
Reserve um tempo durante sua semana para conseguir ler sobre as principais matérias e notícias que foram divulgadas. A prova do Enem é um grande compilado de informações que reúne conhecimentos gerais e disciplinas específicas.
Manter-se atualizado é de extrema importância, até mesmo para que você treine sua interpretação de texto, lendo jornais, revistas e outros veículos comunicacionais.
Por fim, cuide de você. Faça exercícios, mantenha sua saúde em dia e suas noites bem dormidas. Organize seu tempo para conseguir intercalar o estudo com as outras atividades. Lembre-se: fazer pausas conscientes é também uma maneira de se manter focado.
Agora que você já sabe como se preparar para garantir uma boa nota no Enem, comece a se informar das Instituições de Ensino que aceitam a nota do exame como critério de entrada. Nesses casos, você não precisa fazer o vestibular, apenas sua nota do Enem será suficiente para ingressar na graduação.
Na Uniube você pode utilizar sua nota de Enem para ingressar em qualquer curso – exceto Medicina. Espero que tenha gostado do material que separamos e faça uma boa prova. Estamos torcendo pelo seu sucesso!