Prouni: 4 passos para se inscrever e conseguir uma bolsa
O Enem foi apenas o primeiro passo. Com a nota do exame, é hora de escolher a Universidade que você irá cursar. O Prouni é fundamental nesse momento. Com ele, é possível que você ganhe uma bolsa.
O programa tem critérios próprios. Além da pontuação do Enem, leva em consideração ainda a renda familiar per capita. Durante o processo, você consegue também acompanhar a nota de corte dos cursos selecionados, atualizada diariamente, e até trocar as suas opções.
Ainda em dúvida sobre como o Prouni funciona e o que você deve fazer para se inscrever? Veja tudo o que você precisa saber para conquistar uma bolsa. Acompanhe!
O Prouni, ou Programa Universidade para Todos, foi criado em 2004 como um incentivo do governo federal ao ensino superior. Com ele, estudantes de baixa renda podem receber bolsas de estudo em Universidades particulares.
Para se candidatar ao Prouni, é preciso satisfazer ao menos uma das seguintes condições:
Além disso, é necessário se enquadrar nos critérios socioeconômicos, calculados a partir da renda familiar bruta per capita. Por exemplo, aqueles que têm ganhos abaixo de 1,5 salário mínimo podem receber bolsas integrais.
No caso dos professores, o programa contempla apenas integrantes do quadro efetivo de uma escola, que desejam se inscrever em um curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Essa modalidade dispensa a análise da renda familiar.
Esta conta é muito fácil. Comece somando a renda individual de todas as pessoas que moram na mesma casa. Divida o valor pelo mesmo total de moradores e compare com o salário mínimo em vigor.
Essa análise permite saber se você pode participar do Prouni e o tipo de bolsa a ser concedida.
Algo que pode gerar muita dúvida é a sopa de letrinhas que a gente lê nesse processo de matrícula na Universidade. Prouni, Fies, Sisu: o que é tudo isso?
Para simplificar, vamos explicar cada uma destas siglas e o que elas significam.
O Sistema de Seleção Unificada é a plataforma gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC), para matrículas nas instituições públicas de ensino superior. Nele você pode escolher até duas opções de vagas ofertadas nas universidades participantes, utilizando a nota obtida no Enem.
Outra opção de entrada na graduação, o Programa Universidade para Todos atende a estudantes que procuram vagas em instituições privadas de ensino superior. O objetivo é dar oportunidade a estudantes de baixa renda que tenham interesse em continuar os estudos, mas não conseguiriam bancar seus estudos. Aqui, a nota do Enem também é um dos critérios de seleção.
O Fundo de Financiamento Estudantil é outro programa gerenciado pelo MEC. A diferença é que ele lida com estudantes já matriculados em um curso superior.
O Fies não oferece bolsas de estudo, como o Prouni. O próprio nome já dá a dica, é um modo de financiamento: durante o curso, o aluno contemplado faz apenas pagamentos reduzidos, referente aos juros do contrato. Depois de formado, e passado um período de carência (18 meses), deve começar a liquidar o saldo devedor — dividido em até três vezes a duração regular do curso.
Participantes do Prouni que tenham recebido bolsa parcial também podem utilizar o Fies em conjunto. Porém, são programas distintos, com diferentes processos e obrigações durante a sua validade.
Agora que você já entende cada programa, como fazer a sua inscrição no Prouni? O processo tem algumas etapas, mas é bem simples de entender.
Uma boa dica é verificar a nota de corte dos cursos no ano anterior, assim como acompanhar a evolução dessa pontuação no sistema durante o período de inscrição: ela é atualizada diariamente. Dessa forma, você evita desperdiçar uma escolha. É possível alterar os cursos selecionados até o último dia, sem prejudicar as suas chances.
Você batalhou o ano todo para o Enem. Tudo por esse momento: começar um curso de graduação. A inscrição no Prouni é uma das últimas etapas e temos certeza que você vai tirar de letra este desafio.
Para quem ainda tem aquela pulga atrás da orelha, a informação de última hora pode ser decisiva na escolha da sua futura profissão. E a Uniube está aqui para ajudar.
Acompanhe dicas de carreira no Facebook e no Instagram da Uniube. Você vai ficar sabendo mais sobre os cursos que a Universidade oferece e o mercado de trabalho de cada um deles!