7 dicas para fazer trabalhos acadêmicos
Os trabalhos acadêmicos são parte da rotina de quem é universitário. Porém, é comum que os jovens egressos do ensino médio cheguem à sala de aula cheios de dúvidas sobre como materializar suas ideias em projetos científicos.
Ao contrário do que acontece na educação básica, os trabalhos acadêmicos devem seguir um roteiro padrão e se adequar ao modelo proposto pelo professor.
Se você ainda tem dúvidas sobre por onde começar os seus trabalhos, leia este artigo para esclarecê-las e ter sucesso no ensino superior.
Transcrever o que está aprendendo para o papel pode parecer desafiador quando você não entende a atividade proposta.
Ao passar uma demanda, o professor universitário solicita que o estudante siga um determinado modelo. Por isso, é importante entender a diferença dos tipos de trabalhos acadêmicos antes de colocar a mão na massa.
Provavelmente, você já está habituado com esse tipo de trabalho acadêmico desde o Ensino Médio. Trata-se de uma síntese do conteúdo estudado, destacando os pontos mais importantes com objetividade.
Esse modelo é um dos mais pedidos pelos professores. Consiste em uma análise de alguma obra bibliográfica ou material complementar. Ou seja, você deverá fazer uma reflexão analítica sobre o conteúdo estudado.
Comum nos últimos períodos do curso superior, apresenta o resultado de algum projeto de pesquisa. Todo artigo deve apresentar alguma conclusão, a partir da análise do tema proposto.
Normalmente, esse modelo é requisitado como trabalho de conclusão de curso (TCC) ou resultado da participação em um grupo de pesquisa, por ser mais complexo e permitir avaliar o conhecimento adquirido pelo universitário.
Trata-se de um dos trabalhos acadêmicos mais técnicos. Deve listar todos os pontos executados e as conclusões obtidas em um determinado período de tempo. Costuma ser solicitado como parte das atividades de acompanhamento de projetos científicos e estágios profissionais obrigatórios.
Esse tipo de trabalho acadêmico reúne elementos de design (infográficos, tabelas, ilustrações, por exemplo) e conteúdo escrito. É mais demandado para apresentações em congressos científicos, por tornar a explanação mais objetiva e fácil de ser compreendida.
Modelo muito usado como TCC. Exige que o estudante faça uma análise das referências bibliográficas selecionadas, estabelecendo uma ligação entre elas.
Independentemente do modelo solicitado, todos os trabalhos acadêmicos devem conter algumas seções obrigatórias. Veja, a seguir, quais são elas.
Agora que você já entendeu o que é esperado de cada modelo e quais são as normas exigidas para execução da atividade, vamos dar algumas dicas práticas para execução dos seus trabalhos acadêmicos. Confira!
Antes de começar a escrever seu texto, planeje o roteiro. Criar uma lista de tópicos do que vai ser abordado pode otimizar o seu tempo e evitar que você se perca ao longo da atividade.
Pense nos objetivos propostos para o trabalho, para criar um guia de tudo o que você deseja abordar no conteúdo criado. Assim, você terá mais objetividade na escrita.
Não adianta ficar apenas restrito às buscas tradicionais na internet. Visite bibliotecas e utilize ferramentas avançadas de pesquisa, como o Google Acadêmico, para encontrar fontes confiáveis.
Quanto mais referência bibliográficas de qualidade você reunir, mais rica será sua análise sobre o tema proposto.
As regras de normatização de trabalhos acadêmicos preconizadas pela ABNT serão exigidas durante toda a graduação. Praticá-las em todos os seus projetos facilitará a revisão do seu TCC.
A tipografia escolhida para o trabalho acadêmico também deve seguir as normas da ABNT. As duas fontes recomendadas são Arial ou Times New Roman, por serem consideradas universais e comuns a todos os tipos de sistemas operacionais.
Utilize recursos de hierarquização, como tópicos e subtítulos, para tornar o seu texto mais interessante e dar destaque aos pontos principais.
Simplifique ideias complexas por meio de representações visuais com gráficos, tabelas e diagramas. Os elementos visuais darão mais dinamicidade ao conteúdo apresentado e prenderão a atenção do leitor por mais tempo.
A conclusão é um dos pontos mais importantes dos trabalhos acadêmicos. Por isso, dedique um pouco mais de tempo para esse item.
Uma conclusão bem-feita deve apresentar a contribuição daquele projeto para o meio acadêmico, fazer uma breve retomada sobre os pontos mais importantes do texto, responder à pergunta apresentada na introdução e apresentar suas considerações sobre o tema em questão.
Cheque se todos os pontos forem contemplados antes de dar o projeto como finalizado.
Não adianta terminar um trabalho sem revisá-lo. É comum que alguns erros passem despercebidos. Por isso, espere alguns minutos depois de terminar de escrever o conteúdo e releia o texto, para corrigir o que for necessário.
Aproveite para reordenar frases e reescrever trechos que possam gerar ambiguidade. Afastar-se da posição de autor é importante para editar o texto de forma mais objetiva.
Gostou das sugestões? Acompanhe nosso Facebook e nosso Instagram e receba mais dicas sobre como ser um universitário de sucesso.