Saiba qual é a diferença entre MBA e pós-graduação
Já se foi o tempo em que somente uma graduação garantia uma carreira longa e de sucesso. Com o mercado de trabalho tão competitivo, é preciso sempre buscar novas formas de qualificação. Porém, encontrar o melhor curso para você pode ser desafiador. Perguntas surgem a todo momento. Por exemplo, qual a diferença entre MBA e pós-graduação?
Apesar da sigla e do nome em inglês, o MBA não tem mistério. É apenas um tipo específico de pós-graduação, assim como outras modalidades que você já deve ter ouvido falar. Ele tem um propósito bem definido, que você pode descobrir ao pesquisar um pouco mais.
Para ajudar você, neste post, mostraremos cada tipo de curso disponível para quem deseja ir além da graduação. Além disso, esclareceremos a diferença entre MBA e pós-graduação. Acompanhe!
Basicamente, os cursos formais de pós-graduação dividem-se em cinco modalidades. Cada uma tem seus objetivos específicos, assim como prós e contras para quem deseja cursá-las.
Veja, a seguir, um breve resumo.
Como você pode ver, não há diferença entre MBA e pós-graduação. Ambos são opções disponíveis para quem deseja continuar seus estudos após os anos de faculdade. Mas qual a finalidade do MBA?
O próprio nome dá a dica: Master of Business Administration.
É um curso focado em técnicas de Administração e Negócios, tradicionalmente voltado para quem já estava em cargos de direção ou pretende assumi-los. A vivência corporativa não é uma exigência, mas essa experiência é a base do conhecimento transmitido pelo MBA.
Em sua origem, o MBA é generalista, permitindo que profissionais das mais diversas áreas tenham acesso ao mesmo tipo de informação. No entanto, é possível encontrar no Brasil cursos que combinem esse ensino a um tema específico — por exemplo, um MBA em Marketing Digital.
Além dos candidatos a executivos, outro tipo de participante que tem buscado cada vez mais o MBA são os empreendedores. Ainda que não esteja mais inserido na estrutura corporativa tradicional, esse público também deseja conhecer os princípios da Gestão. O objetivo é aprimorar a maneira de lidar com os negócios do seu dia a dia.
É também uma oportunidade perfeita para o networking, já que reúne pessoas das mais diversas áreas com preocupações similares. É importante destacar que, apesar do nome, o MBA não é a mesma coisa que um mestrado. O Ministério da Educação o considera como um curso equivalente a uma especialização em Administração.
A essa altura, pode até ficar chato repetir que MBA é apenas um tipo específico de pós-graduação. Mas algumas dúvidas ainda persistem. Afinal, por que essa modalidade é tratada de maneira tão especial?
A primeira resposta é histórica. O primeiro MBA surgiu nos Estados Unidos em 1908, quando o percurso acadêmico (mestrado e doutorado) ainda era o único tipo de pós-graduação disponível. Seu sucesso acabou dando início a outras oportunidades, mas o prestígio adquirido o manteve em um patamar diferenciado.
Outra diferença entre MBA e pós-graduação é o foco de cada modalidade. As especializações têm o objetivo de se aprofundar no conhecimento teórico e prático sobre um determinado tema. Apesar de estar no mesmo nível, a meta do MBA é outra. Pretende capacitar pessoas para cargos de gestão e liderança, como diretoria, presidência etc.
Para isso, o MBA tem um caráter mais genérico. Um curso do tipo aborda conhecimentos em finanças, marketing, gestão, estratégia — enfim, tudo que envolve uma boa oportunidade de negócios. Mesmo quando é direcionado especialmente a uma área, o grau de detalhamento naquele tema específico é bem diferente se comparado a uma especialização.
O mesmo ocorre quando se coloca lado a lado o MBA e um mestrado ou doutorado. O foco no mercado de trabalho faz do MBA um tipo de formação totalmente diferente do conhecimento acadêmico produzido nessas outras modalidades. Portanto, a diferença entre MBA e pós-graduação é uma questão de foco, objetivo e conhecimento adquirido — apesar do primeiro ser apenas uma modalidade da educação superior.
Continuar os estudos não é uma decisão fácil. É preciso uma avaliação das condições de emprego, o momento que você está em sua vida pessoal e suas metas de carreira. Entender a diferença entre MBA e pós-graduação é mais um desses passos.
A escolha por uma delas, necessariamente, passa pelo que você deseja construir profissionalmente, pois cada modalidade é mais indicada para determinado objetivo. Caso você queira se aprofundar em determinada área, uma pós-graduação lato sensu ou uma especialização é o melhor caminho. Mas se sua meta é a capacitação para atingir um cargo de liderança, o MBA é a alternativa mais adequada. Conhecer as oportunidades disponíveis também é uma boa maneira de tomar esta decisão.
Confira os cursos da pós-graduação da Uniube: seu futuro pode estar mais perto do que você imagina!