8 benefícios que um mestrado vai trazer para você
“Qualificar o currículo” é um daqueles chavões que se repetem em listas de dicas para a carreira profissional — o que não impede de ser uma necessidade real. Um curso de graduação não é mais garantia de sucesso, exigindo a busca por alternativas. E uma delas tem crescido recentemente: o mestrado.
O principal motivo para essa tendência é uma mudança de comportamento do mercado de trabalho frente a esse tipo de Pós-graduação. Antes vista como muito acadêmica, sem benefícios práticos, os profissionais com essa qualificação passaram a se destacar em termos de cargos e salários.
Bem aceito, o mestrado passou a fazer parte do roteiro de quem deseja subir na profissão escolhida. Também existem outras vantagens, que também são acessadas por quem decide pela Pós-graduação stricto sensu.
Confira, a seguir, 8 benefícios que o mestrado vai trazer para você.
Antes de ir direto ao ponto, vamos fazer uma pequena retrospectiva para explicar exatamente o que é o mestrado.
A classificação básica da Pós-graduação no Brasil tem uma separação em duas categorias. Os cursos lato sensu têm uma formação mais voltada para o mercado, podendo até mesmo tratar de sub-áreas de algumas graduações. Como exemplos, uma especialização em Marketing Digital ou Direito da Família seriam parte dessa categoriao, assim como um MBA. A duração média é de 18 meses.
Já a Pós-graduação stricto sensu tem um modelo mais tradicional. Esses cursos focam em pesquisas acadêmicas, se preocupando com questionamentos mais científicos e com o aprofundamento no chamado problema de pesquisa. O mestrado é o primeiro passo, seguido pelo doutorado.
Um fator que difere mestrado e Pós-graduação lato sensu é o tempo dedicado ao objeto de estudo.
As especializações em geral exigem um trabalho de conclusão de curso, desenvolvido ao fim deste. Já durante os 24 meses do mestrado, você deve dividir as atenções entre as suas disciplinas e o desenvolvimento do projeto de pesquisa, culminando na defesa da dissertação.
A pesquisa durante o mestrado tem temas livres, em geral relacionados ao trabalho desenvolvido pelos professores orientadores. É essa liberdade que por muito tempo enganou recrutadores, que a entendiam como falta de preocupação com problemas práticos do mercado.
Mas uma modalidade específica da Pós-graduação stricto sensu surgiu para aproximar os dois mundos. O chamado mestrado profissional é, na definição da Capes, voltado “para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho”.
Sendo assim, esse tipo de curso alia o rigor científico do mestrado com a capacitação para o mercado das especializações e outras Pós-graduações lato sensu.
Não é por ser uma opção mais acadêmica que os benefícios do mestrado se restringem àquele universo — uma verdade que o mercado de trabalho passou a reconhecer.
Um estudo publicado em revista científica da área de Contabilidade procurou entender a percepção de um de seus programas de Pós-graduação, a partir dos próprios mestres titulados por uma Universidade federal. Citando também outras pesquisas do tipo, encontraram os fatores mais importantes do mestrado para quem o completou.
O lado acadêmico teve destaque, entre os principais benefícios observados. O aspecto mais bem avaliado porém, foi de outra dimensão: a realização ou satisfação pessoal foi a principal vantagem obtida, de acordo com os mestres pesquisados.
Isso aponta para uma característica importante. Embora o mestrado tenha fortes benefícios financeiros e profissionais, muitas vezes o próprio título é a conquista que se busca.
Seja pelo prestígio social, ou pela influência da graduação, essa modalidade de pós é muitas vezes visto como o encerramento de um ciclo. Não à toa, o amadurecimento pessoal foi outro fator apontado com destaque no estudo.
Isso não quer dizer que a vida profissional foi deixada de lado. Respeitabilidade e reconhecimento, diferenciação e oportunidades na carreira foram todos aspectos bem avaliados, assim como a obtenção de competências analíticas e habilidades cognitivas — na prática, os fatores que fazem o mestre ser valorizado no mercado.
Com tudo isso em mente, você deve estar se perguntando quais os benefícios reais que a Pós-graduação stricto sensu pode trazer. Ao longo do texto nós já falamos de alguns deles. De todo modo, vamos listar 8 vantagens para quem escolhe o mestrado:
O mestrado é um momento único. Adentrar um assunto de seu interesse com o rigor da examinação científica pode abrir caminhos que você nem imaginava.
A valorização de uma Pós-graduação stricto senso pelo mercado de trabalho diminui a dúvida de quem tinha a vontade de seguir por esse caminho, mas enxergava como um luxo. Hoje, ter um mestrado é também uma boa estratégia para sua carreira.
Ficou curioso para saber mais? Conheça os cursos de mestrado da Uniube e encontre ali o seu futuro!