O PROJETO

Conheça um pouco mais sobre nós

O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade [UATI] é dirigido a homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos. As atividades são gratuitas e livres Cabe ao programa UATI propor, captar, acolher e implementar projetos e ações articuladas junto aos diferentes cursos da instituição, que sejam voltados para os idosos. Para o desenvolvimento das atividades pode ser utilizado de uma diversidade de métodos, técnicas e ferramentas, tais como: palestras, oficinas, encontros, minicursos e cursos. Este programa é composto pelas seguintes linhas de ação: Saúde e Lazer, Cidadania e Cultura, Tecnologias no Cotidiano, História Viva.

A linha de Cidadania e Cultura visa viabilizar e sedimentar a inserção social do idoso, garantir sua segurança social e o respeito a sua cidadania. Atende aos objetivos: “Criar na instituição oportunidades de vivência e convivência para os idosos”, “Viabilizar formas alternativas de participação, ocupação e convívio dos idosos com os jovens”, “Permitir a troca de saberes entre os idosos e destes com os jovens” e “Difundir entre os idosos as informações sobre os seus direitos e sobre os instrumentos sociais e legais de proteção aos idosos”. A linha de ação Saúde e Lazer visa à manutenção da saúde da pessoa idosa e se refere aos objetivos “Ofertar ações educativas e atividades para a promoção e manutenção da saúde dos idosos” e “Ofertar atividades culturais e de lazer para a terceira idade.

As atividades e projetos referentes às linhas de ação poderão ser desenvolvidas através de oficinas, encontros, rodas de conversa, gincanas, cursos e concursos literários, cursos e minicursos, atividades físicas como alongamento, atividades lúdicas e jogos que estimulem a atenção e memória, sessões de filmes, aulas de dança de salão, orientações sobre alimentação saudável, passeios. Importa esclarecer que que as ações cuidativas da saúde do idoso não fazem parte deste programa e que para determinadas a tividades, como por exemplo a prática de exercício físico, pode ser exigido que o participante seja fisicamente independente e apresente atestado médico comprovando que está apto.